15 de outubro de 2012

MISSA DO 28º DOMINGO COMUM E ABERTURA DO ANO DA FÉ


Neste Domingo foi celebrado o 28º domingo do tempo comum e também, celebrando sintonizados com a Igreja do mundo inteiro a abertura do ano da fé, os 50 anos do Concílio Vaticano II, tendo em vista os grandes avanços, o aniversário de 20 anos da publicação do catecismo da Igreja católica.
A liturgia do dia traz um apelo para ouvir a palavra de Deus (renunciar), Jesus nos dirige a sua palavra viva, que nos convida a abandonar tudo o que não condiz com o evangelho a fim de sermos seguidores dele. Nem a todos o Senhor pede o abandono de tudo para segui – lo, mas a todos mostra que o acúmulo e o enriquecimento ilícito não combinam com os valores por ele pregado.
Na segunda leitura a palavra de Deus é viva e eficaz, o ano da fé, nos chama para aumentar a nossa fé e crescer gradualmente, que é um dom de Deus.
No evangelho Jesus apresenta o exemplo de uma pessoa que veio a ele com ansiedade ,  perguntando o que era preciso para ganhar a vida eterna, neste encontro, Jesus lhe ajuda a perceber, olhando para ele com amor, com os olhos de Deus, que apesar dele está buscando viver os ensinamentos da palavra, ainda não desapegou das coisas humanas, e devemos nos desapegar das seguranças humanas que impede de colocar as coisas de Deus em primeiro lugar.
O Pe deixava a pergunta para refletirmos:
·         O que seríamos capazes de renunciar em nome do Reino de Deus?
·         O que é preciso renunciar pra que o reino de Deus aconteça?
·         O que nos impede de ser livres?
·         Que riqueza nos torna escravos?
·         Que riqueza nos prende?

































Seguidores