20 de outubro de 2012

1ª NOITE DE NOVENA DE SÃO JUDAS TADEU


Aconteceu à primeira noite de Missa Novena dos Festejos de São Judas Tadeu, noitários: grupos de ruas e a Unidade Escolar Frutuoso Jusselino. Celebrante Pe. Espedito.
A 1ª Leitura nos convida a nos alegrar em participar como os hebreus, povo eleito, da mesma posição diante da realização dos desígnios de Deus através de Jesus Cristo; somos chamados a reconhecer que o nosso acesso, nossa pertença à Igreja Graças ao Mistério de Cristo.
No Batismo fomos marcados pelo Espirito Santo como pertencentes a Deus, em vista do fim dos tempos. Esta herança concedida a todos é para o louvor e glória de Deus.
O Evangelho de São Lucas apresenta pessoas que vinham em busca de alimentar a esperança, elas vinham a Jesus com grande ardor: “milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros”. E Jesus procurava corresponder a todos, com a ajuda dos apóstolos e discípulos mais próximos.
As pessoas vinham, e de fato experimentavam em Jesus uma fonte viva, um manancial no meio do deserto. O próprio Jesus dizia: “Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, do seu interior jorrarão rios de água viva” (Jo 7,38).
E verificando o texto bíblico encontramos as pessoas em contato com esta fonte viva. As pessoas demonstram o crescimento espiritual e humano a partir da experiência de Jesus. Mas Jesus não se ilude, porque mesmo havendo crescimento, chama fortemente a atenção: Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Pois não há nada de escondido que não venha a ser revelado e nada de oculto que não venha a ser conhecido.
Esta chamada de atenção pode nos ajudar a entender o convite do Santo Padre para este Ano da Fé, que nos diz: “o Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo”.
Portanto, o Ano da Fé precisa ser para nós uma boa oportunidade de testemunhar aos corações sedentos, a fonte única capaz de corresponder à sede de Deus presente em todos nós.
































Seguidores