28 de junho de 2012

PARÓQUIA MISSIONÁRIA

trabalho em grupo
A Paróquia Nossa Senhora das Mercês composta pelos municípios Jaicós-PI e Massapê do Piauí-PI, reunida em Assembleia Paroquial de Pastoral nos dias 04 e 05 de dezembro de 2010 planejou a revitalização das visitas missionárias, conforme resultado dos trabalhos apresentados pelos participantes numa dinâmica de grupo com o objetivo de vivenciar e fortalecer a dimensão missionária na Paróquia. Os grupos apresentaram várias propostas entre as quais destacamos: Incentivar a participação das crianças a partir da catequese nas experiências de visitas missionárias, bem como envolver os adolescentes, jovens, adultos e idosos.
Tomando por base as contribuições dos grupos foi elaborado um calendário de visitas. Na oportunidade ficou agendado o início para o dia 20 de março de 2011 e a partir de então a experiência vem acontecendo uma vez por mês aos domingos, envolvendo todas as pastorais e grupos, como também as famílias.  As visitas são realizadas da seguinte forma: inicia-se com a oração de envio, prosseguindo com a visita às famílias, em seguida acontece uma reunião para partilha e avaliação das experiências, encerrando-se com o almoço comunitário doado pelas próprias famílias visitadas.
O objetivo principal da missão é ir ao encontro das famílias e a partir daí conscientizar os paroquianos sobre a participação na vida da Igreja através da inserção nas pastorais tendo uma atenção especial ao fortalecimento da pastoral do dízimo.
A Paróquia Nossa Senhora das Mercês ao longo de sua história tem assumido a dimensão a missionária que vem sendo fortalecida com as orientações da Igreja através de Documentos como: o Documento de Aparecida e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2011-2015) entre outros. Enfatiza-se que todos os documentos são estudados nas Assembleias Paroquiais anuais: Estudo da CF; Assembleia de Leigos(as); Assembleia de Catequese; Assembleia de CEB’s e Assembleia Paroquial de Pastoral. Os estudos realizados na Assembleia Paroquial de Pastoral 2011 impulsionaram além da realização de visitas missionárias na área urbana, a realização de visitas às CEB’s rurais com o objetivo de motivar e reativar algumas que estavam acomodadas.
Verificou-se que a Paróquia na área urbana e rural, a partir das visitas que vem sendo realizadas tem ampliado a participação nas Celebrações Eucarísticas, como também o ingresso de pessoas nas pastorais e a consciência da dimensão missionária e pastoral do dízimo. Destaca-se que na Assembleia Paroquial de Leigos(as) realizada em maio de 2012 com ampla participação das comunidades e pastorais percebeu-se como resultado positivo da missão a necessidade de não receber taxas dos Sacramentos, após uma reflexão amadurecida, os participantes optaram por uma Igreja sem taxas. A boa notícia foi anunciada na Festa de Pentecostes causando uma grande alegria entre os fiéis.

FOTOGRAFIAS DA ASSEMBLEIA PAROQUIAL DE LEIGOS(AS) 2012
trabalho em grupo

trabalho em grupo

trabalho em grupo

trabalho em grupo

trabalho em grupo


trabalho em grupo


trabalho em grupo

trabalho em grupo

Seguidores