5 de junho de 2012

DOM PLÍNIO ENTREGA RELATÓRIO DO FÓRUM DIOCESANO SOBRE A SECA AO GOVERNADOR DO PIAUÍ


Escrito por Lana Krisna - Pascom   
Sex, 01 de Junho de 2012 17:06
Na manhã desta sexta-feira, 1º de junho, dom Plínio José Luz da Silva, bispo Diocesano de Picos entregou para o Governador do Piauí, Wilson Martins, o relatório do I Fórum Diocesano sobre Gestão de Risco no Semiárido Centro Sul do Piauí, realizado em Picos no dia 09 de maio.
O relatório apresenta uma síntese dos fóruns locais, realizados durante abril e maio em diversos municípios que integram a Diocese de Picos, bem como a situação das comunidades na macrorregião diante da forte estiagem que atinge o semiárido do Piauí, ofertando encaminhamentos propostos pela população e autoridades que participaram dos fóruns paroquiais e Diocesano.
De acordo do dom Plínio José, a expectativa é que as autoridades competentes conheçam de perto a situação do agricultor, das famílias carentes, dos piauienses que estão partindo para outros estados em busca de sobrevivência, fragilizando os lares e abrindo possibilidades para o trabalho escravo. O Bispo acrescenta que visitando as comunidades conheceu realidades desumanas, como a falta de água para o consumo humano e animal, plantações dizimadas e criações definhando por não terem de que se alimentar, e conclama autoridades municipais, estadual e federal para que atuem com rapidez diante desta problemática.
A entrega do documento ao Governador do Piauí aconteceu durante reunião sobre o Programa Emergencial para a Seca 2012, realizada na Associação Comercial de Picos, que contou com a presença de agricultores, membros dos sindicatos dos trabalhadores de vários municípios, bem como o senador Wellington Dias, deputados, secretários estaduais, prefeitos da macrorregião, vereadores, representantes do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Defesa Civil e outras organizações.
Na oportunidade o Secretário da Defesa Civil do Piauí, Ubiraci Carvalho, destacou algumas ações que estão sendo colocadas em prática, como os carros-pipa, e ressaltou que o Governo está se empenhando para recuperação de poços, equipando e levando energia gratuitamente até o local, mesmo em poços particulares, desde que estejam à disposição da população local.
Representantes da Superintendência dos Bancos do Brasil e Nordeste destacaram as linhas de crédito especiais que estão sendo disponibilizadas para os agricultores familiares, demais produtores rurais, cooperativas e associações, além da renegociação de dívidas já existentes, como parte do Programa Emergencial para a Seca 2012.

Confira abaixo o relatório do I Fórum Diocesano sobre Gestão de Risco no Semiárido Centro Sul do Piauí:

Senhor Governador Wilson Martins,
Informamos-lhe que aconteceu durante os meses de abril e maio nas cidades de Betânia do Piauí, Acauã, Queimada Nova, Paulistana, Jacobina, Patos, Jaicós, Massapé do Piauí, Padre Marcos, Simões, Marcolândia, Caldeirão Grande, Fronteiras, São Julião, Pio IX, Francisco Macedo, Vila Nova do Piauí, Francisco Santos, Santo Antônio de Lisboa, São João da Canabrava, São Luís do Piauí, Bocaina, Picos, Santa Cruz do Piauí, D. Expedito Lopes e Ipiranga do Piauí fóruns locais nos quais se discutiu a situação das pessoas, dos rebanhos e das plantações das cidades atingidas pela estiagem prolongada que atualmente se verifica na macrorregião de Picos. Participaram desses fóruns padres, religiosas, representantes dos sindicatos e associações, chefes do poder executivo e legislativo municipal, vereadores, secretários de prefeituras, representantes de órgãos da administração municipal e estadual (EMATER, ADAPI), do Banco do Nordeste e expressivo número de agricultores e agricultoras.
No dia 09 de maio p.p. no período das 08:00 as 12:00 h, realizou-se no Centro de Treinamento Diocesano, na cidade de Picos, o I FÓRUM DIOCESANO SOBRE GESTÃO DE RISCO NO SEMIÁRIDO CENTRO SUL DO PIAUÍ.  Neste encontro foram apresentados os dados levantados nos fórum locais e delineou-se a seguinte realidade: no período que vai de meados de dezembro de 2011 até maio de 2012 verificou-se uma baixa precipitação pluviométrica, que comprometeu irremediavelmente a reserva hídrica nos açudes, barreiros e cisternas; perda total das lavouras de milho, feijão, algodão, mandioca, caju; os rebanhos bovinos e caprinos definham pela ausência de água e pastagem, levando ao desespero criadores, comprometendo a atividade comercial e a tranquilidade da população que se sente intimidada pela ameaça da escassez e elevação dos preços dos alimentos.  Mais doloroso ainda é constatar a desarticulação e desintegração das famílias, provocando uma migração forçada de pais, que, desesperados, abandonam esposas e filhos e partem, muitas vezes, para nunca mais retornar.
Durante a realização dos Fóruns Locais e do Diocesano transpareceu nos participantes viva preocupação no sentido de que a estiagem que ora enfrentamos não se constitua em uma oportunidade para que pessoas ou grupos se aproveitem de equipamentos e recursos econômicos destinados a minorar os sofrimentos das populações vitimadas pela seca, alimentando assim o danoso esquema que em tempos pretéritos foi denominado de “indústria da seca”. Faz-se, portanto, necessário que autoridades governamentais, o poder judiciário, a igreja e a sociedade organizada redobrem os esforços para exorcizar definitivamente do seio das instituições públicas a nefasta prática da malversação dos recursos do erário e também inibir qualquer tipo de discriminação partidária.
Escutando gestores e legisladores dos municípios, representantes de órgãos da administração municipal e estadual, presidentes e membros de sindicatos e associações, engenheiros agrônomos, técnicos e funcionários de bancos, padres e freiras, agricultores e agricultores a Igreja Diocesana de Picos, no seu I FÓRUM DIOCESANO SOBRE GESTÃO DE RISCO NO SEMIÁRIDO CENTRO SUL DO PIAUÍ, chama a atenção para a grave situação das vítimas da seca e conclama a todos os que têm responsabilidade de governo, sejam nos âmbitos federal, estadual e municipal, para que escutem a sociedade e os que são atingidos pelo flagelo das estiagens prolongadas a fim de se buscar soluções adequadas e duradouras para o problema.
Não é demais recordar, segundo os participantes do FORUM, que a atual situação de estiagem que se verifica na macrorregião de Picos deve ser enfrentada em dois momentos: em curto prazo e em longo prazo. Em curto prazo, são inadiáveis ações de socorro às vítimas como o aumento da oferta de água através de carros pipas e que estes sejam gerenciados pelo Exército do Piauí e não do Ceará;  perfurar novos poços tubulares e equipar os já perfurados; dessalinizadores para poços de água salgada; abrir frentes de serviços para construção de pequenas barragens, estradas, limpeza das barragens e bueiros, dando ao homem do campo a chance de trabalhar lá onde mora e ganhar um pouco, evitando sair para outros lugares, longe de sua família para deixar lucro para outros Estados; possibilitar o acesso, a preço abaixo dos praticados no mercado, aos grãos estocados nos armazém da CONAB, e outros tipos de ração apropriada para o gado, a fim de salvar o rebanho da região; facilitar o acesso imediato ao seguro safra e a abertura de linhas de créditos junto aos bancos ou instituições equivalentes, bem como a renegociação das dívidas. Em longo prazo, além da construção de cisternas e de pequenos e grandes açudes, é urgente envidar esforços para que se garanta água de qualidade para o consumo humano e alimentação adequada para as famílias, geração de trabalho e renda com a implantação de novas tecnologias adaptadas a realidade climática do semiárido centro sul piauiense e uma educação contextualizada, viabilizando as potencialidades humanas, naturais e culturais da região.
Suplicamos a Deus, autor de todos os dons, que torne fecundo os esforços de todos os homens e mulheres de boa vontade em favor da população do semiárido do centro sul do Piauí.


Dom Plínio José Luz da Silva
Bispo Diocesano de Picos

Fonte: DP15.COM

Por Pe. Espedito Antonio de Oliveira.

Seguidores