A Diocese de Picos promoveu nos dias 19 e 20 de junho, no Centro de Treinamento Diocesano (CTD), em Picos, uma Formação sobre Videoconferência.
Conduzido pelo o assessor da CNBB e responsável pela Rede de Informática da Igreja na América Latina e da Epíscopo.net, Pe. Cloves Andrade Melo, o encontro teve a finalidade de mostrar na teoria e na prática a realização de uma videoconferência e o uso da Episcopo.net, nova plataforma de comunicação para bispos da América Latina e Caribe expandida atualmente para as Dioceses.
No dia (19), os participantes viram na teoria e na prática sobre videoconferência. “A experiência de videoconferência foi criada pelo CELAM para favorecer o encontro dos bispos da Igreja da América Latina e Caribe com o próprio CELAM. São ferramentas simples e acessíveis que possibilitam através de um computador com uma webcam e um microfone interligar pessoas de várias regiões do Brasil e de outros Países através da Episcopo.net, ferramenta muito útil para reuniões e encontros informativos”, explica o assessor do encontro, Pe. Cloves Andrade.
No dia (20), foi abordado sobre a preocupação da Igreja com o uso dos meios de comunicação, com ênfase, nos benefícios e riscos com o uso da internet. “Em nenhum momento falamos do não uso dos meios de comunicação, mas sim, procuramos mostrar os seus benefícios e seus riscos, quando não utilizados inadequadamente”, acrescentou o Pe. Cloves.
Representantes de outras Dioceses do Regional Nordeste 4, também participaram do encontro “Vejo essa iniciativa da Diocese de Picos como algo oportuno e necessário, não só para a Diocese de Picos mas também para o nosso Regional. Dom Plínio como pioneiro na realização deste evento e tão dedicado a comunicação está de parabéns por proporcionar não só a diocese de Picos mas também a nossa Diocese de Oeiras, a oportunidade de participar deste encontro de grande importância para todos nós”, disse o bispo da Diocese de Oeiras Dom Juarez Sousa.
Para o coordenador regional de comunicação e padre da Diocese de Campo Maior, Raimundo Duarte, a Igreja não pode ficar fora das novas tecnologias e com a utilização da videoconferência as Dioceses terão a oportunidade de uma maior interação com as suas Paróquias.
O bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, enfatizou a importância da visita do Pe. Cloves a Diocese de Picos. “Essa visita do Pe. Cloves a nossa Diocese nos enriqueceu muito, aliás, enriqueceu o nosso Regional, porque o esforço que temos feito pela a comunicação tem sido exatamente com o seu apoio e o apoio da Ir. Élide, ambos assessores da CNBB. Sentimos que eles não são pessoas que apenas ocupam um cargo, são mais que assessores, são apaixonados pela a comunicação”, ressalta Dom Plínio.
Cerca de 50 pessoas participaram da formação, dentre elas bispos, padres, secretárias e secretários, agentes de pastoral, leigos e leigas da Diocese de Picos e de outras Dioceses do Regional Nordeste 4.
Fonte: Diocese de Picos - PI
Nenhum comentário:
Postar um comentário