30 de maio de 2012

CATEQUESE COM PAIS E RESPONSÁVEIS DOS CATEQUIZANDOS


A catequese paroquial reuniu com pais e responsáveis dos catequizandos para estudo, para formação; a cada ano a catequese estuda com os pais uma temática que tem ajudado bastante na integração do pais com a catequese e até mesmo na continuidade da família do catequizando e  do próprio catequizando na caminhada da Igreja. Este ano estamos aprofundando mais um pouco sobre os Sacramentos, conforme o catecismo da Igreja Católica. Neste encontro serviu de referência durante o estudo o texto bíblico dos Atos dos Apóstolos, 2,36-41. Os Sacramentos nos dão a graça de viver em Cristo, de permanecer nele e ele
em nós: "Eis que eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos" (Mt 28,20). No dia de Pentecostes Jesus cumpre sua promessa: derrama sobre o seu Espírito que os configura ao Cristo, isto é, torna-os participantes da sua vida e permite-lhes dizer a Deus, como ele é: "Abba! Pai! (Gl 4,6). Em toda parte por onde o Evangelho é proclamado como Boa Nova, constituem-se comunidades; um novo povo de Deus, a Igreja de Jesus Cristo. Está unida ao seu Senhor como os membros ao corpo, como o cacho à videira. Ele age através dele e nela. Os gestos da Igreja são o prolongamento dos gestos salvíficos de Cristo: são os Sacramentos. A própria Igreja é sinal do amor e da proximidade de Deus; ela comunica realmente este amor salvífico. Por isso diz-se que ela é "sacramento", sobre o qual se fundam todos os sacramentos que ela oferece aos que acolhem a fé. Os sacramentos são sete: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio; atingem todas as etapas e todos os momentos importantes da vida do cristão; há certa semelhança entre as etapas da vida natural e as da vida espiritual.

(Eu Creio. Pequeno Catecismo Católico. Tradução: Ajuda à Igreja que sofre. Edição Verbo Divino. Espanha, 2005, p. 119-120).






Seguidores