24 de setembro de 2012

NONA NOITE DE NOVENA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS


Ontem, 23 de setembro, às 19h, celebramos a nona noite de novena e tinha como animadores da liturgia as comunidades eclesiais de base, os conselhos pastorais e econômico, o Apostolado da Oração, visitantes e a colônia jaicoense que também realizou a peregrinação com a Imagem de Nossa Senhora em Teresina-PI. Nossa Paróquia teve a grande alegria de receber a Ir. Dulcinéia que atualmente trabalha em Santo Antonio de Lisboa; ela veio acompanha por um grupo de pessoas da referida comunidade, onde eu, Pe. Espedito, tive a alegria de servir por período aproximado de três anos e cinco meses. A Liturgia da Palavra de Deus deste domingo nos colocou diante de duas realidades que nos interpelam e exigem nossa opção: a palavra do mundo e a Palavra de Deus; E convida-nos a pensar no modo como nos situamos na comunidade e na sociedade e qual palavra orienta nosso agir. Jesus pede que tenhamos cuidado com atitudes que revelam uma vida segundo a palavra do mundo: cuidado com o poder, com as tentativas de domínio sobre os outros, com os sonhos de grandeza, com as manobras para conquistar honras, lucros e privilégios, com a busca desenfreada de títulos e posições de prestígio, pois são atitudes que revelam uma vida segundo a palavra do mundo. 
Jesus nos convida a uma opção de vida que manifeste o que Ele mesmo é em nós e que ELE MESMO nos deixou como que um testamento, uma herança: um coração simples e humilde, capaz de amar e acolher as pessoas em especial os excluídos, sem necessidade de retribuição ou reconhecimento público. Jesus nos convida a abandonarmos sonhos egoístas e orientar nosso agir pela essência de sua proposta, fazendo de nossa vida um dom de amor traduzido em gestos concretos de partilha, serviço, solidariedade e fraternidade. Jesus disse: se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos, em seguida pegou uma criança e disse: quem acolher em meu nome uma destas crianças é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher está acolhendo não a mim, mas aquele que me enviou. Vigiemos para que o nosso coração não seja ocupado por palavra do mundo: ambições, invejas, orgulhos, competições, egoísmos que nada mais criam que divisões e nos impedem de entrar na vida eterna. Neste dia cabe uma pergunta: qual o verdadeiro interesse do meu coração? Realidade passageira que aparentemente pode ser importante ou o interesse do meu coração são ações que conscientemente constroem pessoas, famílias e um mundo que proporcione o prazer de uma vida integral?


















































Seguidores