8 de abril de 2012

VIGÍLIA PASCAL



A solenidade de celebração do sábado santo teve início ás 20hs na igreja matriz de Nossa Senhora das Mercês, com a vigília pascal, a qual conteve quatro partes: celebração da luz, liturgia da palavra, liturgia batismal e liturgia eucarística.
Todos os fiéis ali presentes se reuniram fora da igreja em volta de um fogo, para que o círio pascal fosse aceso. Com velas acesas e as luzes apagadas a assembléia entra em procissão para igreja e o presidente da celebração o Padre Espedito Antônio de Oliveira realiza a benção do fogo. Em seguida foi cantada a proclamação da páscoa e logo após os devotos acompanham as leituras bíblicas, proclamam-se pelo menos três do antigo testamento mais a epístola e o evangelho. Depois inicia-se a liturgia batismal,por meio da qual foram renovadas as promessas batismais,assumindo  assim vida nova trazida por cristo ressuscitado,onde ocorre também a benção das águas e aspersão com água benta.A quarta parte é a liturgia eucarística,vencendo o poder da morte Jesus ressuscitou alimentamo-nos com a eucaristia.
 Em comunhão com todas as comunidades cristãs e com todo o universo os devotos de Nossa paróquia celebraram a páscoa de Jesus: sua passagem da morte para a vida. O grande e alegre anuncio desta noite foi: JESUS RESSUSCITOU!
 


 Por: Josinete Carvalho

Fotos: Josinete Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores