6 de janeiro de 2014

EQUIPE PERMANENTE DE CAMPANHAS REALIZA REPASSE DA CF 2014 NA DIOCESE DE PICOS.


           

A Diocese de Picos realizou nestes dia 4 e 5 de Janeiro um estudo de capacitação da Campanha da Fraternidade 2014, que este ano traz como tema: “Fraternidade e Tráfico Humano “  e Lema "É para a liberdade que Cristo nos libertou" (Gl 5, 1).O encontro tinha como objetivo o repasse das informações sobre a campanha para as paróquias, foram 3 vagas para cada uma e aconteceu no Auditório da Sagrada Família, localizada na Igreja de São José Operário. O mesmo contou com a participação e apoio dos integrantes da Rede Um grito pela Vida.
 Durante o encontro foram abordados a história da CF desde sua origem, os objetivos do tema atual, e sua importância, os desafios perante o problema que assola a população e as formas como o mesmo ocorre no meio social, suas características, os programas sociais que já lidam com a questão, as legislações existentes na área, o que a bíblia diz a respeito disso, além de sugestões de enfretamento, tendo em vista que o tráfico humano, é uma das questões sociais mais graves da atualidade.
A CF ocorre desde de 1964 a nível nacional, a ideia surgiu em Natal, Rio Grande do Norte e desde então com a realização das mesmas a igreja busca se voltar para situações existenciais do povo brasileiro. A campanha deste ano aborda assim o tráfico de pessoas, que está relacionado a questão do trabalho, mas é a primeira vez que se trabalha diretamente o mesmo, é um tema complexo, mas que visa descobrir os fatos que estão no meio do povo, identificar as práticas em sua várias formas e denuncia-las, lançando um olhar para a fraternidade que é o que liberta.
A integrante da rede Um Grito Pela Vida, a Assistente Social Rosa de Araújo, uma das palestrantes ressalta que o principal desafio é fazer com que as pessoas enxerguem a problemática. "As pessoas acham que é ficção e não existe, acham que é coisa de novela e precisamos quebrar esse tabu. Tornar realidade uma questão que parece ser ficção, é necessário publicitar este tema", disse.
O Tráfico Humano, não é somente uma questão social, mas, também eclesial e desafio pastoral. Por isso a igreja está comprometida no combate a esta atividade porque nas pessoas está em jogo a causa de Deus revelado em Jesus. Todos são filhas e filhos do mesmo pai, irmãos em Jesus Cristo. E o que se faz a um destes pequeninos se faz a Jesus (cf.Mt 25,31-46).
Da Paróquia Nossa Senhora das Mercês participaram do repasse, Tersa Paiva, Dona Luiza e Josinete Carvalho, as quais cabe a responsabilidade de efetuarem o repasse de tudo que foi exposto sobre a Campanha da Fraternidade 2014, a sua respectiva paróquia no dia 15 de fevereiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores