25 de novembro de 2013

Morre Pe. David Ângelo Leal, aos 91 anos

Fonte: Diocese de Picos
Com 91 anos de vida e 67 de sacerdote, faleceu na madrugada de sábado (23/11), Pe. David Ângelo Leal, na comunidade Caiçara onde morava a sete anos e seis messes, em tratamento de saúde, sob os cuidados de seus familiares.
Pe. David Leal nasceu aos 27 de julho de 1922, na localidade Caiçara, município de Campo Grande do Piauí – PI, filho do casal Ângelo Borges Leal e Cinobelina Maria de Araújo. Realizou seus estudos de filosofia e teologia no Seminário da Prainha, em Fortaleza – CE e foi ordenado sacerdote no dia 1º de dezembro de 1946, na igreja da mesma casa onde estudou, tendo como oficiante o arcebispo de Fortaleza, Dom Antônio de Almeida Lustosa.
Sua primeira Missa foi celebrada no dia de Natal (25/12/1946), na Igreja Matriz de Jaicós – PI. No dia 29/12 do mesmo ano, celebrou a primeira Missa na capela ao lado da casa onde nasceu.

Durante a sua vida sacerdotal exerceu a missão de Vigário Cooperador da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras – PI (15/01 a 27/09/1947); Vigário Ecônomo das Paróquias Nossa Senhora dos Remédios, em Picos e Nossa Senhora do Patrocínio, em Pio IX (05/10/1947 a 22/02/1948); Vigário Cooperador e Assistente Eclesiástico do Círculo Operário de Picos e também Capelão das Irmãs Filhas do Coração Imaculado de Maria (1948).
Em 1960 foi incardinado na Diocese de Oeiras – PI, como Vigário Cooperador da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, diretor e professor do Ginásio Municipal de Oeiras. Por 20 anos, foi também professor do Ginásio Escola Normal do Curso Cientifico e Seminário.
Em 1980 mudou-se para Floriano exercendo a missão de Vigário Geral do Bispado e Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro de Alcântara.
Em 1986 passou a morar em Picos, assumindo a missão de Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e Vigário Judicial da Diocese de Picos até setembro de 2004.
A partir de setembro de 2004, por motivo de saúde, passou a morar com a sua família na comunidade de Caiçara onde permaneceu até o dia de sua morte. Durante os sete anos e seis meses, sem poder caminhar, sempre recebeu o valioso cuidado de seus familiares, principalmente das suas sobrinhas, Geni Leal, Tarcilia Bezerra e do  casal, Moisés João de Melo e Divina Maria de Jesus Carvalho.
Entre os momentos mais significativos de sua vida destacavam-se os aniversários de nascimento (27/07) e ordenação sacerdotal (01/12) que ele mesmo fazia questão de celebrar com os familiares e amigos.

A Missa de copo presente aconteceu neste Domingo (24/11), Dia de Cristo Rei, às 09:00 h, na capela de Nossa Senhora da Conceição, de fronte à casa onde Pe. David nasceu. A celebração foi presidida Pelo Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelos padres, Geraldo Gereon, da Área Pastoral de São – PI, Domingos Barbosa, Diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI), Gerlan de Matos Costa, Pároco da Paróquia São José, em Pais Landim – PI, Espedito Antonio de Oliveira, Pároco da Paróquia de Jaicós – PI, Antônio Cristo Oliveira, Pároco da Paróquia de Marcolândia – PI, Wagner Francisco de Sousa Carvalho, Pároco da Paróquia de Padre Marcos – PI, Ferdiran Fontes Mendes, Capelão da Igreja do Coração de Jesus – Picos – PI, Francidilso Silva do Nascimento, Pároco da Paróquia de Simões – PI.

 
                                          
No final da celebração, Dom Plínio fez o rito da “última encomendação e despedida” seguido da bênção final. Após a cerimônia litúrgica, familiares e amigos fizeram apresentaram alguns pronunciamentos e mensagens a respeito da vida do falecido. Em seguida, o corpo foi conduzido e colocado na sepultura que foi construída sob a orientação do próprio sacerdote antes de morrer, com o pedido que fosse sepultado naquele local.
Indagada sobre alguma frase do referido sacerdote que sempre chamou a atenção de todos, sua sobrinha Tarcilia Bezerra, falou: “Na hora que ele descia do carro, dizia”: “Cheguei na minha Caiçara, amada, idolatrada, salve, salve!”
A família comunica que a Missa de 7º Dia acontece na sexta-feira (29/11), às 09:00 h, no mesmo local onde foi celebrada a Missa de corpo presente.
Mensagem de Dom Juarez Sousa da Silva, Bispo Diocesano de Oeiras, aos familiares de Pe. David Leal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores