17 de fevereiro de 2014

Integrantes da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês Participam da Escola Diocesana de Formação


A Escola Diocesana de Formação de Discípulos e Missionários de Jesus Cristo surgiu do apelo da Igreja católica em busca de uma nova evangelização para a transmissão da fé Cristã e tem como objetivo, construir uma ação Pastoral de conjunto em consonância com as prioridades Pastorais Diocesanas, na busca de entusiasmar Sacerdotes, Religiosas, leigos (as), para a missão, comunhão e participação.
O primeiro encontro formativo deste ano foi realizado neste final de semana, nos dias 14 e 15 de Fevereiro de 2014, no Auditório Dom Elder Câmera no Centro de Treinamento Diocesano CTD. O encontro teve como facilitadores a Psicóloga Patrícia Barros que proferiu uma palestra sobre relacionamento Interpessoal e a Professora Ana Karina que ministrou  técnicas sobre Metodologia de estudo.
Da Paróquia de Jaicós participam da formação a leiga Josinete Carvalho da Cidade de Jaicós e os leigos da Área Pastoral de Massapê do Piauí Luciana Carvalho, Mariana Carvalho e José Erenildo.
O Pe. Francisco de Assis, Pároco Referencial para a Escola de Formação falou do objetivo do Estudo deste primeiro encontro “O objetivo é ajudar os leigos(as) se conhecerem e assim ajudar no crescimento pessoal, espiritual e Missionário das nossas lideranças em vista de um serviço evangelizador mais eficiente e autêntico”.


















Estudo do Tema CF 2014- Paróquia Nossa Senhora das Mercês- Jaicós Diocese de Picos PI

     Aconteceu no dia 15/02/2013 no Salão do Patronato na cidade de Jaicós o estudo do Tema da Campanha da Fraternidade 2014  que tem como tema: Fraternidade e Tráfico Humano e Lema: É para a Liberdade que Cristo nos Libertou. O encontro teve início às 7:30h com o café da manhã e em seguida a oração de abertura coordenada pela Pastoral da Pessoa Idosa. A temática da CF 2014 foi apresentada a partir da  uma   amostragem da realidade do tráfico humano um crime que atenta contra a dignidade da pessoa humana. A metodologia utilizada para  apresentar o conteúdo  foi o Ver, Julgar e Agir. A introdução do Tema da CF 2014(origem, objetivo geral e específicos, explicação do cartaz) foi feita pela Josinete Carvalho-Pastoral da Juventude; em seguida a apresentação do Ver feita por Aurenir –CNLB Conselho Nacional do Laicato do Brasil e Tersa Paiva-Pastoral da Criança. A tarde o estudo teve continuidade com a oração coordenada pelos representantes do grupo do Terço dos Homens e em seguida a apresentação do Julgar feito por Aurenir Paiva-CNLB e o Agir parte prática da CF 2014  coordenada pela Luisa Ana-Pastoral da Catequese. O dia de estudo foi marcado pelas intervenções dos participantes representantes das comunidades e das pastorais.
     O bispo diocesano Dom Plínio José marcou presença e destacou a missão dos leigos(as) na caminhada da Igreja. Ao final do encontro definiu-se algumas sugestões para vivência da CF 2014 na Paróquia de Jaicós: Abertura na Quarta-Feira de Cinzas dia 05/03 com uma Caminhada, marcada por  paradas para reflexão saindo da Sede do Poder Executivo-Prefeitura, 2ª parada Sede do Poder Legislativo-Câmara Municipal, 3ª parada Sede do Poder Judiciário e encerramento com a Celebração Eucarística e distribuição de cinzas; proposta de organizar calendário para realização de palestras sobre o tema da CF nas escolas, nas reuniões dos grupos e pastorais, realizar os encontros quaresmais nas famílias da cidade e nas CEBs Comunidades Eclesiais de Base na zona rural utilizando a Cartilha.



     





     







  






  























Seguidores