30 de janeiro de 2014

COMUNDIDADE SANTANA I CELEBRA MISSA DAS COMUNIDADES NA IGREJA MATRIZ N. S. DAS MERCÊS.

      Em 27 de Janeiro de 2014, aconteceu na Igreja Matriz de N. S. das Mercês – Jaicós Piauí a última missa das comunidades Presidida pelo Pe. Espedito . A missa teve a participação do Seminarista Fernando Armando da Paróquia de São Sebastião – Patos Piauí, que a pedido do Pe. Espedito proferiu a reflexão da palavra proclamada, onde o mesmo refletiu sobre a divisão que gera destruição e que Jesus age através do Espirito Santo, que é o Espírito que gera vida e move a igreja de Deus.
Pe. Espedito falou das transferências dos padres e convidou os paroquianos de Nossa Senhora das Mêrces a participarem da sua posse que acontecerá no dia 09 de março de 2014 na cidade de Monsenhor Hipólito Piauí. Ao mesmo tempo orientou aos representantes de comunidades que assumissem as celebrações da palavra no período de Vacância em que a Paróquia estará se preparando para a chegada do novo pároco, Padre Antônio Mendes.

3ª Semana do Tempo Comum - Missa dos Dizimistas

     Aos 26 de janeiro de 2014, é celebrada a última missa do dizimista presidida pelo Pe. Espedito em sua trajetória como Paróco da Paróquia de N. S. das Mercês. A pastoral do Dízimo que tem feito um belíssimo trabalho, apoiado e motivado pelo mesmo, sentindo-se feliz abrilhantaram a noite desse domingo com a comentarista Ana Passos que fez um breve relato da caminhada da vida missionária da Pastoral dizendo que o dízimo é uma maneira singela de gratidão a Deus e que são frutos colhidos de uma longa caminhada ao serviço de Deus a exemplo do seu amor por nós e que o dízimo é um ato de fé e agradecimendo a Deus por tudo que temos e pelas graças que dele recebemos. Com uma mantra (indo e vindo) convidou toda a assembléia a ficar de pé acolhendo os dizimistas que conduziam faixas e cartazes com reflexões sobre o dízimo, os coroinhas, ministros da eucaristia e o Pe. Espedito Presidente da celebração.
  Assim como Jesus iniciou sua missão proclamando a converssão e comunicando o reino de Deus o Pe. Espedito deu início a missa convidando a todos para que sejamos uma sociedade que promove a superação de todas as divisões.
    A liturgia da palavra mostra que Deus não quer divisão entre nós e que Jesus Cristo, sejais todos os concordes uns com os outros.
   No decorrer de sua homilia Pe. Espedito falou que o mistério pascal nos permite acompanhar Jesus desde o início de sua missão na Galiléia. Destacou ainda que o JULGO que pesava sobre o povo era o dominio assírio que consistia em deportar o povo de diferentes culturas, idiomas e religiões, explicando o significado da palavra galiléia, trazendo para nossa realidade,  onde muitos ainda vivem em  situação de infidelidade, opressão, cativeiro e até mesmo de morte. Enfatizou que, para nós também surgirá um grito de luz nas horas de sofrimento e, que nesta hora o povo terá contato com a generosidade de Deus conforme Isaias: ‘O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, para os que habitavam na sombra da morte uma luz resplandeceu’. Para finalizar o Pe. Espedito nos orientou que poderiamos ir aos lugares mais sofridos: enviar nossos filhos para a escola, para a catequese, ensiná-los a viver os valores da família, cuidar da saúde física, mental e espiritual. Que possamos ir aos diversos tipos de sofrimento: falta de compromisso com Deus, falta de saneamento básico, falta de moradia digna, saúde, educação, emprego e outras condições básicas para viver melhor. Fiquemos atentos a divisão na comunidade, assim como apontou a segunda leitura em que São Paulo nos aponta que devemos seguir o crucificado| ressuscitado e sua proposta de vida. Saibamos que Cristo é de todos e para todos. Concluiu que todos nós pertencemos a ele, por meio da união e pertença à igreja pelo nosso batismo, como comunidade eclesial.

Missa do 2º Domingo do Tempo Comum


         Neste dia 19 de Janeiro 2014, o Pe. Espedito celebrou a Missa do 2º domingo do tempo comum, a liturgia do dia nos convidava a mesma atitude de João Batista: mostrar Jesus Cristo as outras pessoas e proclamar que Ele é o filho amado de Deus, a luz que conduz os passos da humanidade com atitude de discípulos missionários, pomo-nos a caminho, neste inicio do tempo comum, para anunciar com nossa vida a boa nova de Jesus fazendo a vontade do pai. Neste dia também houve a realização do Sacramento do Batismo primeiro Sacramento da iniciação cristã, como também a Pastoral do Idoso renovou seus votos na pastoral e realizou o envio de mais 08 missionários para atuar na missão.

 

6 de janeiro de 2014

EQUIPE PERMANENTE DE CAMPANHAS REALIZA REPASSE DA CF 2014 NA DIOCESE DE PICOS.


           

A Diocese de Picos realizou nestes dia 4 e 5 de Janeiro um estudo de capacitação da Campanha da Fraternidade 2014, que este ano traz como tema: “Fraternidade e Tráfico Humano “  e Lema "É para a liberdade que Cristo nos libertou" (Gl 5, 1).O encontro tinha como objetivo o repasse das informações sobre a campanha para as paróquias, foram 3 vagas para cada uma e aconteceu no Auditório da Sagrada Família, localizada na Igreja de São José Operário. O mesmo contou com a participação e apoio dos integrantes da Rede Um grito pela Vida.
 Durante o encontro foram abordados a história da CF desde sua origem, os objetivos do tema atual, e sua importância, os desafios perante o problema que assola a população e as formas como o mesmo ocorre no meio social, suas características, os programas sociais que já lidam com a questão, as legislações existentes na área, o que a bíblia diz a respeito disso, além de sugestões de enfretamento, tendo em vista que o tráfico humano, é uma das questões sociais mais graves da atualidade.
A CF ocorre desde de 1964 a nível nacional, a ideia surgiu em Natal, Rio Grande do Norte e desde então com a realização das mesmas a igreja busca se voltar para situações existenciais do povo brasileiro. A campanha deste ano aborda assim o tráfico de pessoas, que está relacionado a questão do trabalho, mas é a primeira vez que se trabalha diretamente o mesmo, é um tema complexo, mas que visa descobrir os fatos que estão no meio do povo, identificar as práticas em sua várias formas e denuncia-las, lançando um olhar para a fraternidade que é o que liberta.
A integrante da rede Um Grito Pela Vida, a Assistente Social Rosa de Araújo, uma das palestrantes ressalta que o principal desafio é fazer com que as pessoas enxerguem a problemática. "As pessoas acham que é ficção e não existe, acham que é coisa de novela e precisamos quebrar esse tabu. Tornar realidade uma questão que parece ser ficção, é necessário publicitar este tema", disse.
O Tráfico Humano, não é somente uma questão social, mas, também eclesial e desafio pastoral. Por isso a igreja está comprometida no combate a esta atividade porque nas pessoas está em jogo a causa de Deus revelado em Jesus. Todos são filhas e filhos do mesmo pai, irmãos em Jesus Cristo. E o que se faz a um destes pequeninos se faz a Jesus (cf.Mt 25,31-46).
Da Paróquia Nossa Senhora das Mercês participaram do repasse, Tersa Paiva, Dona Luiza e Josinete Carvalho, as quais cabe a responsabilidade de efetuarem o repasse de tudo que foi exposto sobre a Campanha da Fraternidade 2014, a sua respectiva paróquia no dia 15 de fevereiro.


1 de janeiro de 2014

MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS

     Nesta terça-feira 31 de dezembro de 2013 as 20:00hs, aconteceu a Missa de Ação de Graças na Matriz Nossa Senhora das Mercês por mais ano que termina e outro que está prestes a ter início. A Missa foi presidida pelo Pe. Espedito, que na homilia ressaltou a importância da reflexão de tudo que vivemos no decorrer do ano, ver o que foi positivo e negativo e que possamos melhorar cada vez mais, saibamos agradecer a vida, e a proteção divina que tivemos, pedimos a Deus que nos acompanhe e nos abençoe ao longo do novo ano que se inicia.












 








 

CELEBRAÇÃO DA VIDA

 
      A Pastoral da Criança nestes dias 28 e 29 de Dezembro esteve visitando as famílias que são acompanhadas pela mesma na Cohab e na Rua Benedito Canudo de Carvalho, dia 28 as visitas e 29 a Celebração da Vida, onde todas as crianças e famílias se reúnem para rezar e realizar o peso verificando o seu desenvolvimento, encerrando assim o ano de 2013.
 


















 

 

Seguidores