31 de maio de 2012

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Neste dia que a Igreja Celebra a Visitação de Nossa Senhora, a nossa Paróquia teve a Graça de anteceder à Celebração da Missa e Coroação da Imagem de Nossa Senhora, com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, que já é uma prática nossa de nas primeiras quintas-feiras ou nas quintas-feiras que antecedem imediatamente a primeira sexta-feira do mês realizar a Adoração ao Santíssimo Sacramento do Altar, momento forte, profundo de Oração em que nós colocamos aos pés do Senhor todos momentos fortes da Paróquia e da vida das pessoas, trouxemos presente as aflições, preocupações, alegrias e esperanças que a comunidade, a Igreja vive. Rezamos pela santificação do clero, ministros do Senhor e pelas vocações. O Senhor nos chama ao serviço, dom gratuito, para o louvor de Deus e a libertação da pessoa, da comunidade, da humanidade.

30 de maio de 2012

CATEQUESE COM PAIS E RESPONSÁVEIS DOS CATEQUIZANDOS


A catequese paroquial reuniu com pais e responsáveis dos catequizandos para estudo, para formação; a cada ano a catequese estuda com os pais uma temática que tem ajudado bastante na integração do pais com a catequese e até mesmo na continuidade da família do catequizando e  do próprio catequizando na caminhada da Igreja. Este ano estamos aprofundando mais um pouco sobre os Sacramentos, conforme o catecismo da Igreja Católica. Neste encontro serviu de referência durante o estudo o texto bíblico dos Atos dos Apóstolos, 2,36-41. Os Sacramentos nos dão a graça de viver em Cristo, de permanecer nele e ele

PASTORAL DA PESSOA IDOSA VISITA AS REPARTIÇÕES PÚBLICAS EM JAICÓS-PI

A Pastoral da Pessoa Idosa em nossa Paróquia Nossa Senhora das Mercês, Jaicós-PI e Massapê do Piauí-PI, está fazendo um trabalho brilhante, nesta semana está visitando as repartições públicas concedendo orientações sobre o melhor atendimento que deve ser dado à pessoa idosa. A Pastoral da Pessoa Idosa destaca que o atendimento deve ser prioritário à gestante, ao idoso, mulher com crianças nos braços, e para nossa grande alegria a Pastoral nos locais visitados, Banco do Brasil, Casa Lotérica, Hospital Florisa Silva e Policlínica, nos horários em que a pastoral estava presente foi percebido um bom atendimento. As líderes da Pastoral da Pessoa Idosa que estavam envolvidas nas visitas eram, Dona Maria Beú, Dona Maria Auzenir, Luíza de Chico Ângelo, Dona Ana Maria e Dona Maria Santana (que ontem também estava acompanhando), conforme disseram: “ encontramos um bom acolhimento à Pessoa Idosa, um clima de respeito, não só à Pessoa Idosa, mas também à gestante e mulheres com crianças nos braços, apesar de que constatamos que a população, a sociedade tem que ajudar muito nessa parte, tem que conhecer, respeitar e exigir que os direitos e deveres sejam cumpridos, porque às vezes num fila com várias pessoas, quando chega uma Pessoa Idosa muitos não querem que aquela pessoa seja logo atendida, portanto, é preciso esclarecer que a Pessoa Idosa tem prioridade. Quando ela vai acompanhado de alguém mais jovem é preciso que a Pessoa Idosa vá junto retirar a senha com atendimento prioritário, por que se for apenas a pessoa acompanhante, a senha vai sair em nome daquela pessoa e assim o idoso não terá o atendimento prioritário. As pessoas que trabalham nas repartições públicas estejam sempre atentas para que não haja qualquer dificuldade ou constrangimento. Ontem e hoje durante visitas às repartições públicas não encontramos resistências da parte de ninguém, encontramos pessoas bem educadas. As repartições visitadas nos receberam muito bem e se colocaram abertos para receberam mais vistas a fim que a pastoral ajude a eles desenvolverem bem seu ofício, pediram nossa cooperação, se tivesse algum idoso necessitado de atendimento médico levasse ao conhecimento do PSF. 
A Pastoral concluiu a jornada missionária participando do Programa de Rádio, o "Comprometidos pela Fé" da responsabilidade da Paróquia, na Rádio Canta Galo AM, no horário de 11:00 às 12:00, momento que compartilhamos a experiência vivida nas visitas, diálogo com o ouvinte que ligou durante o programa e orientações sobre um melhor cuidado e uma melhor convivência com a Pessoa Idosa em família.

29 de maio de 2012

PEREGRINAÇÃO DA IMAGEM DE SÃO JOÃO BATISTA

A comunidade de Massapê do Piauí vai iniciar neste 01 de junho a peregrinação da Imagem de São João Batista, padroeiro da comunidade, nas famílias pelos bairros Areia Branca, Centro e pelas famílias da Avenida Pedro Matias, ruas próximas a esta avenida indo até o Espinheiro. A comunidade convida a todas as famílias a acompanhar a peregrinação que vai nos preparando para nosso grande festejo em honra a São João Batista. A  peregrinação inicia dia 01 de junho com a Celebração da Palavra na Igreja do Massapê-PI, às 19:00h, indo até dia 14, em três grupos de oração, mas o Conselho da Igreja é que as famílias de cada rua possam se organizar e formar outros grupos, conforme Dona Socorrinha lembrou na Missa do Dízimo, o importante é que formemos vários grupos para que muitas famílias possam se reunir em oração. Em breve estaremos divulgando a programação do festejo.

Por Pe. Espedito Antonio de Oliveira, Pároco.

27 de maio de 2012

COMUNIDADE SÍTIO


Hoje fomos visitar a comunidade Sítio, Jaicós-PI, para dar orientações na formação da comunidade, pois em visitas às famílias no dia 29 de abril, percebemos que as pessoas tinham muita vontade de reanimar a comunidade, tem muitas famílias, tem muitas crianças e jovens. A reunião foi iniciada com a oração a Divino Espírito Santo em seguida a Proclamação do Evangelho do dia e a Oração do Pai Nosso, depois conversamos sobre a comunidade colocando a importância da Celebração da Palavra de Deus, da Eucaristia e da Catequese. Também que as pessoas valorizassem a comunidade, participando, assumindo os compromissos, distribuindo as tarefas, a fim de que tudo não concentrasse nas mãos de uma só pessoa, mas que a comunidade fosse animada por um conselho comunitário e por todos. A cada domingo um grupo de pessoas preparassem a celebração distribuindo as funções para as outras pessoas. Percebemos que os pais vão incentivar os filhos a participar das atividades da comunidade e um grupo de jovens já se dispôs a assumir a catequese. A Celebração da Palavra vai acontecer aos Domingos, às 15:00h. 


CATEQUESE - FESTA DE PENTECOSTES

Neste domingo dia que a Igreja celebra a Festa de Pentecostes, somos chamados a acolher na mente e no coração o grande dom do Espírito Santo. O Espírito do Senhor desceu sobre nós e nos congregou na mesma fé e numa só família na alegria, na fraternidade e no amor. Os catequistas de nossa Paróquia destacaram no conteúdo da catequese desse domingo a presença do Espirito Santo em nós e entre nós, como também aprofundaram com as crianças os dons do Espírito derramado em nossos corações.

ASSEMBLEIA PAROQUIAL DE LEIGOS E LEIGAS

Ontem, 26 de maio, a Paroquia Nossa Senhora das Mercês reuniu as pastorais, grupos e comunidades para estudo e reflexão à luz do tema: "Agir a partir dos sinais dos tempos", que desde o momento inicial da Assembleia com a Oração já se rezava trazendo os sinais do nosso cotidiano, isso muito bem podemos ver nas imagens que apresentam os símbolos, como a terra, a água, o pão, a vela e a Bíblia Sagrada. Em cada símbolo se fazia a seguinte reflexão:
A Terra
"Eu sou a terra e neste ano estou um pouco triste, estou precisando de muita chuva. Conto com vocês na preservação do meio ambiente e nas orações para que todos tenham um pedaço de chão e pão na mesa todos os dias".
A Água
"Eu sou a água bem natural e finito, continuo a reafirmar o que já disse outras vezes neste salão, se vocês não me economizarem em suas casas, nos chafarizes de nossa cidade, nos poços do interior e da cidade, irei acabar e o futuro de nossos filhos, netos e bisnetos será muito triste".
O Pão
"Eu sou o alimento, quero ser melhor repartido em vossas casas. Tem gente precisando de sua ajuda".
A Vela
"Eu sou a luz. Lembra a vela que foi acesa no dia de seu batismo? É, essa luz continuará guiando e iluminando vocês até os últimos passos que Deus lhes permitir aqui na terra".
A Bíblia
"Eu sou a Palavra de Deus, palavra que nos anima, nos fortalece, nos questiona e nos convoca para assumir a serviço do reino de Deus". A Palavra de Deus nos ensina e nos ajuda a fazer a síntese de tudo que vemos para podermos colher aquilo que servirá para o nosso crescimento. 
Os participantes destacaram bastante a situação de seca que estamos vivendo, o sofrimento que as pessoas e os animais estão passando, bem como a lentidão de nossos governantes em trazer alternativas. Muitas pais não podendo esperar já se foram para outras terras em busca de melhorias, portanto mais uma vez pedimos que nossos governantes sejam mais ágeis. Outro fator importantíssimo que foi refletido é que todos nós precisamos ter todo cuidado para não desperdiçar água, e tudo mais que for útil ao consumo humano, não desperdiçar. O desperdício que alguém pratica pode deixar o outro de mãos vazias. Na oportunidade da Assembleia realizamos trabalhos em grupos e lemos a carta dos Bispos do Piauí sobre a seca. Em relação ao trabalho em grupo as pessoas destacaram que foi importante a atitude da Igreja ao convocar as pessoas para o Fórum sobre a seca, pois aqui se revela a preocupação da Igreja em está junto ao povo; sobre o dízimo refletimos que o aumento do número de dizimistas e missionários e missionárias é sinal de que as pessoas querem de fato partilhar pois reconhecem que tudo que têm e são foram dádivas de Deus; ainda sobre este assunto refletimos que nossa comunidade paroquial tem mostrado maturidade em relação à partilha ao de ser decido por unanimidade que a partir desta Festa de Pentecostes vamos abolir as taxas dos Sacramentos do Batismo, Matrimônio e Crisma; As visitas missionárias do dízimo tem mostrado que o povo quer participar, quer dinamizar a caminhada de nossa Igreja, portanto conclamamos a todos a de fato participarem e que as Celebrações sejam mais vivas e motivadoras. Sobre a Visita Pastoral Missionária e a Visita dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude reconhecemos que foram momentos de grande incentivo especialmente porque a Juventude foi bem convidada a assumir a sua missão, queremos a participação da juventude. Outro assunto bem discutido foi a criação dos conselhos nas comunidades, fizemos estudo do regimento sobre a formação do conselho, muitas comunidades tiraram suas dúvidas e deixamos certo de que até novembro cada comunidade vai criar seu conselho e será apresentado na Assembleia Paroquial de Pastoral em dezembro.
Simbologia

Simbologia

simbologia






























Professora Aurenir
Assessora
 Urgências que a Igreja nos propõe na Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; foram trabalhadas em grupos para obter ressonância das ações pastorais que a Paróquia tem realizado desde a Assembleia Paroquial de Pastoral:







trabalho em grupo

trabalho em grupo

trabalho em grupo

trabalho em grupo

trabalho em grupo


trabalho em grupo


trabalho em grupo

trabalho em grupo

trabalho em grupo






Por Pe. Espedito Antonio de Oliveira.


Seguidores